INÍCIO    NOSSA MEMÓRIA    INSTALAÇÕES    MATRÍCULAS    LAR DE JESUS    ESTRUTURA    CONTATO

palavras do diretor

apoio pedagogico

eventos (fotos/videos)

calendario escolar

esportes

teatro

hinos

ex-funcionários

mensagens recebidas

identifique a foto

DEPUTADO SIMÃO SESSIM HOMENAGEIA O COLÉGIO LEOPOLDO

Deputado Simão Sessim, o Deputado Federal com o maior número de mandatos no Brasil, homenageia o Colégio Leopoldo

* Pronunciamento na Câmara dos Deputados - Brasília, em 08/06/2010

Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados, é com muita honra e alegria, no coração que requeiro à mesa desta Casa do povo, uma justa moção de congratulações à direção, professores, alunos e funcionários de apoio do Colégio Leopoldo.

Trata-se, Sr. Presidente, de um dos mais tradicionais e conceituados estabelecimento de ensino da cidade de Nova Iguaçu, na minha querida e amada Baixada Fluminense, e que está agora, em 2010, para a nossa felicidade, completando 80 anos de relevantes serviços prestados a sociedade brasileira.

Sr. Presidente, são 8 décadas ininterruptas de inconfundível e abnegado trabalho voltado, como sempre esteve, para a educação, através da construção de valores, como dedicação, respeito, solidariedade e cidadania. Pilares que indubitavelmente sustentam os nossos sonhos de conquistar um mundo próspero, profícuo, mais humano e justo para todos os irmãos brasileiros.

Lembro-me, Sr. Presidente, de que há exatos 5 anos também estive nesta tribuna para festejar os 75 anos dessa instituição pioneira como estabelecimento regular e oficial de ensino de Nova Iguaçu, fundado em 1930 por 3 mestres idealizadores – o poeta, jornalista, prosador, teatrólogo e professor Leopoldo Machado de Souza Barbosa; sua digníssima esposa, Marília Ferraz de Almeida Barbosa; e sua venerada irmã Leopoldina Machado Barbosa de Barros, a quem também prestamos homenagens póstuma.

Esse trio de benfeitores da educação, Sr. Presidente, criou na Baixada Fluminense, o espaço das relações humanas, da construção de modelos da reflexão, propiciando vivências, experiência de vida e formação de caráter, entre outros conceitos, predicados necessários na orientação do presente e do futuro a todos homens de boa vontade.

O Professor Leopoldo tinha consciência de que a escola possui enorme importância na vida de cada um e de todos e tem como um dos papéis fundamentais a conscientização do homem para o exercício perfeito da cidadania e sua qualificação profissional. Portanto, é ela que deve nos preparar para o futuro, dando-nos o conhecimento necessário para enfrentar as adversidades, os obstáculos que surgem em nossos caminhos.

Até porque, Sr. Pesidente, a missão da escola não é pura e simplesmente passar conteúdos relacionados à Física, à Matemática, à Química, à Geografia, à História e à Língua Portuguesa, entre outras matérias. A escola deve, sobretudo, preparar os jovens para que eles se sintam aptos a disputar o seu próprio espaço no seio da sociedade em que vivem.

E, hoje, o Colégio Leopoldo, “templo augusto da verdade e catedral excelsa do saber”, sempre se preocupou em manter vivo o legado da compreensão, da solidariedade e do amor ao próximo, deixado por Leopoldo Machado, espírita fervoroso que viajou o País inteiro levando sua mensagem de fé, amor e bondade ao próximo.

Leopoldo Machado e sua esposa, Marília Ferraz de Almeida Barbosa, também fundaram o Lar de Jesus e o albergue noturno Allan Kardec, da mesma forma que incentivaram a criação da Associação de Caridade Hospital Iguaçu, que até hoje continua prestando relevantes serviços à sociedade de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminense.

Com suas almas cheias de ardor e de boa vontade, Leopoldo Machado, sua mãe, Isabel Machado Barbosa, sua esposa, Marília Ferraz, e sua irmã Leopoldina Machado Barbosa, edificaram, com grandeza, dedicação e competência, o templo maior do saber que conduziria os jovens, ao longo dessas décadas, ao horizonte da prosperidade.

Muito Obrigado.

Clique aqui para ler o discurso do Dep. Simão Sessim em homenagem aos 75 anos do Colégio.

< topo >