INÍCIO    NOSSA MEMÓRIA    INSTALAÇÕES    MATRÍCULAS    LAR DE JESUS    ESTRUTURA    CONTATO

palavras do diretor

apoio pedagogico

eventos (fotos/videos)

calendario escolar

esportes

teatro

hinos

ex-funcionários

mensagens recebidas

identifique a foto

NEWTON GONÇALVES DE BARROS

Divorciou-se em mil novecentos e setenta e dois e casou-se com Alcione Francisca Garcia Fonseca . Deste casamento nasceu Humberto Garcia Fonseca de Barros.

A contribuição esportiva para nossa cidade aconteceu principalmente no que tange aos esportes de quadra e ao atletismo . Assumiu com todo o carinho as Olimpíadas do Colégio Leopoldo levando as competições para as ruas. Esta terra nunca havia visto nada parecido . Era uma total novidade . Competições com arremesso de martelo, dardo, peso,disco, criou uma caixa de saltos dentro da escola, o volibol feminino foi um destaque seu e criou o Iguaçubol, à semelhança do handball, porém com imobilidade daquele que recebia a bola, estimulando, segundo ele, a valorização sempre do grupo e nunca a individualidade. Não esqueceria as competições culturais. Criara a maratona intelectual e utilizara sempre as colunas do Correio da Lavoura para estas divulgações. As bandeiras azul e branca ,cores oficiais da escola até hoje, eram a tônica das competições . A azul vencia mais vezes, ele passou a pertencer à bandeira branca . Como ela continuasse a perder e a simpatia dos alunos fosse pela azul criara ele a auri-anil e a alvi-verde, onde o aluno passava a participar pela primeira letra do nome.De A a J auri-anil e de K a Z alvi-verde.

Participou da criação da Arcádia Iguaçuana de Letras. “A contribuição cultural da História de Nova Iguaçu, o maior e mais belo movimento cultural que se concretizou aqui, sem dúvida, com a realização de solenidades esplêndidas de posse da maioria dos árcades, que exaltaram na ocasião vultos importantes de nossa história . Newton Gonçalves de Barros ocupou a Cadeira nº 7, no dia 13 de setembro de 1959. Noite de gala, em que o mestre enalteceu a figura imortal de Frei Sampaio. Quem assistiu à posse não se esquece jamais, pois vibrou de entusiasmo não só pela elegância, discernimento e esmero do ocupante da Cadeira, senão ainda pelo conhecimento aprofundado da vida e obra do Patrono, uma das glórias maiores da terra iguaçuana“.

Errata de impressão: No 2º parágrafo onde se lê "13 de setembro de 1960" leia-se "13 de setembro de 1830".

Mais tarde assumiria a presidência da Arcádia e ela teria um dos seus períodos áureos.

Reunião da Arcádia - falando Luis Azeredo. Sentados à esquerda Altayr Pimenta, Newton Barros, Cial Brito e Deoclécio Machado.

Aqui viriam autoridades em História e dos mais diferentes segmentos culturais de nossa Nação. Continuaria a incentivar o teatro, como o fizera,também na Arcádia,o ex aluno, Juiz de nossa comarca Althayr Pimenta de Morais, que dera seus primeiros passos como artista no Colégio Leopoldo. Cumpre ressaltar que o Teatro Arcádia foi um marco em nossa história.

Esta busca incessante de trabalho o faria nas férias, viajar formando professores de História pelo Brasil, através do CADES, Curso de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, do Colégio Pedro II, fazendo passagens marcantes por vários estados do Brasil anexando o teatro aos cursos.

CADES - GÔIANIA GOIÁS 1963.

A página da Independência, uma de suas preferidas, o fez criar a peça “Sóror Joanna Angélica de Jesus” encerramento oficial destes cursos com alunos formandos. Podemos afirmar sem medo de errar que o Colégio Leopoldo é o iniciador do teatro nesta região. A maioria do Grupo TEIF “Teatro Experimental Itália Fausta” é oriunda do Leopoldo . Em mil novecentos e cinqüenta e quatro funda o Grupo Scheilla . O Seu trabalho doutrinário, pregando os ensinamentos do Evangelho pelo Brasil, sempre existiu. Amante das artes, gostava do cinema, do teatro e só após ser proibido, por problemas cardíacos, deixou de jogar futebol. Paixão antiga, desde os tempos do Cachoeira Futebol Clube, onde jogava com os primos, os Prado, na zaga como lateral direito. Certa vez em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pelo CADES, em uma partida entre alunos e professores, dividira uma bola com um aluno padre. Na dividida o aluno levou a pior. A brincadeira com ele foi geral, principalmente pelo Major Valdo. Dizendo que teria sido proposital.

Sempre preocupado com o amparo ao próximo, estabelece, muitas vezes com recursos próprios um sistema de amparo aos menos favorecidos com distribuição do pão para o corpo e para o espírito . Espírita convicto viajaria também pelo Brasil pregando a sua fé em Jesus. Neste trabalho edita vários livretos pregando sua fé. Coleção Zina-Lúcia.

(lembrando respectivamente sua mãe e sua tia, irmã de seu pai), Entre verdades e sorrisos,

ANTERIOR 1 2 3 PRÓXIMO

< topo >