INÍCIO    NOSSA MEMÓRIA    INSTALAÇÕES    MATRÍCULAS    LAR DE JESUS    ESTRUTURA    CONTATO

palavras do diretor

apoio pedagogico

eventos (fotos/videos)

calendario escolar

esportes

teatro

hinos

ex-funcionários

mensagens recebidas

identifique a foto

 

 
LAR DE JESUS

"Sempre mantida com seus próprios recursos, não recebendo verbas públicas."

Ajude-nos a continuar ajudando...


Comemoração de 98 anos de Leopoldo Machado. Gravado no Lar de Jesus
em setembro de 1989

O Lar de Jesus é uma instituição septuagenária, fundada por inspiração cristã e filantrópica por Marília Ferraz de Almeida Barbosa em 25 de dezembro de 1940.
                       
A foto abaixo é uma tomada de seus primeiros dias já em sua sede própria, construída em 1942, vendo-se as meninas internas na instituição na fachada do prédio instalado à  rua Professor Leopoldo Machado, n° 50, no bairro Caonze, em Nova Iguaçu, RJ.

Precisamos muito de sua colaboração para recuperação do prédio histórico construído com esforço pelos associados em 1942, o qual aparece na foto abaixo, e para manutenção de nossos serviços.

Doações para a conta Bradesco 49080-6 Agência 3402 ou use o fale conosco da página.

Desde já, o nosso muito obrigado!

A instituição procurou sempre trabalhar pelo próximo em diversos aspectos. Destacamos:

O amparo à criança mantendo um abrigo para menores, encaminhados sempre pela autoridade competente, proporcionando atendimento integral ao mesmo até sua reintegração ou maioridade.

O amparo ao idoso mantendo um programa de alimentação, dentro de nossas possibilidades, para auxiliar no sustento de idosos previamente cadastrados.

Trabalhar a educação da criança ao adolescente, quando possível ao adulto, mantendo estabelecimento de ensino que possua qualidade e respeite as cotas necessárias à sua inscrição com certificação de fins filantrópicos.

Apoiar a cultura nos mais diferentes segmentos, mantendo uma biblioteca para consulta pública, sem qualquer ônus para os frquentadores.

Manter sob sua guarda acervo de imagens (fotos e vídeos) da evolução da região.

Apoiar à preservação da memória inclusive com edição de livros e de espaço memorial para visitação.


Lar de Jesus atualmente.

Abaixo transcrevemos a íntegra da Ata da Primeira Reunião convocada em Assembléia geral realizada no dia 2 de março de 1941:

“As 17 horas do dia 2 de março de 1941, teve lugar a reunião da Assembléia Geral no Centro Fé, Esperança e Caridade de Nova Iguaçu, para tratar de assuntos referentes à fundação de um asilo para crianças desamparadas, e bem assim para a velhice, denominado “Lar de Jesus”.

Pela idealizadora da obra, nossa irmã Marília Barbosa, foi feita sentida prece, dando por aberta a sessão. Em seguida, a irmã Marília lançou as idéias e os planos que as legionárias tomarão para angariar gêneros, roupas, verba para manutenção do asilo “Lar de Jesus”. Foi então constituída e aceita uma diretoria provisória constando de quatro membros, sendo os seguintes: Presidente – Marília de Almeida Barbosa; Secretária: odalina de Aguiar Mattos, Tesoureira: Olga Moreira, e Procuradora: Felomena Januze Basílio.

Nossa irmã presidente apresentou um livro de presença onde constam os nomes das legionárias fundadoras, sendo estas em número de 30 irmãs que se dispõem a trabalhar. Em seguida nossa irmã Marília Barbosa fez sentir às legionárias, minuciosamente, a finalidade da obra ora iniciada.Trabalho e solidariedade, sem o qual nada conseguiremos. Após algumas locuções, foi franqueada a palavra a quem algo quisesse falar sobre o assunto. Fizeram então uso da palavra os irmãos José Jorge, Antônio Farraiolo e Alberto N. da Gama, que muito nos incentivaram pela sua palavra estímulo, prometendo firmemente também cooperarem para que a nossa obra caminhe.

Às 18:30, depois de tudo aprovado, foi dada a palavra à irmã Idalina Mattos para agradecer a Maria, nossa irmã espiritual, a messe de bênçãos que deixou espargir sobre todos os presentes.

E para que tudo conste é que lavro e assino a presente Ata.
(a) Secretária: Idalina Aguiar Mattos; Presidente: Marília Ferraz de Almeida Barbosa; (a) Tesoureira: Olga Moreira”.

< topo >