Nossa Memória
Identifique a Foto

Página Inicial |Fale Conosco|Estrutura|Lar de Jesus

Festa Julina 2007 - Homenagem a Luiz Gonzaga

Clique aqui para ver as fotos

As festas folclóricas compreendidas tradicionalmente entre as homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro devem acontecer no mês de junho.

O Leopoldo encerra o semestre com este trabalho folclórico, daí terem acontecido em julho. Lembra até aos alunos o porquê da fogueira em São João, quando Isabel avisara a Maria o nascimento de seu filho com Zacarias.

Em nosso Brasil era como o interior olhava as danças da corte. E salve as adaptações e a criatividade do interiorano!

O homenageado foi Luis Gonzaga, o "Rei do Baião".

Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas.

Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música "Vira e Mexe" e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.

No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem na música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.

Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído. Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia. Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nodestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Talvez por isso tudo tenha chegado onde chegou. Era a representação da alma de um povo...era a alma do nordeste cantando sua história...E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer...

Tatiana Rocha

- Roendo unha
- Vozes da seca
- Xamego

*Transcrito da internet com todos os créditos.

CDs Recomendados pelo MPBNet:
Luiz Gonzaga 50 Anos de Chão 1941-1987 (BOX 3 CDs)
Luiz Gonzaga canta seus sucessos com Zé Dantas
Espetáculo das Seis e Meia (Luiz Gonzaga e Carmélia Alves)
São João da Roça
Volta pra Curtir: ao Vivo
Verônica
Êta Cabra Danado de Bom!
Sanfona do Povo
Ô Véio Macho
Despedida
Quarqué Dia
Samarica Parteira
Xodó
Testamento de Caboclo
Sanfona Dourada
A Triste Partida
Eu e Meu Pai
Quadrilhas e Marchinhas Juninas
São João do Araripe
Canaã
Capim Novo
Duetos com Mestre Lua

Livros Recomendados pelo MPBNet:
Vida do Viajante: a Saga de Luiz Gonzaga
Música para Acordeom: Tributo a Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga: a música como expressão do Nordeste
O Melhor de Luiz Gonzaga

A partir daí alunos e professores selecionaram as apresentações que fizeram tanto sucesso.

A seguir algumas fotos do trabalho conjunto entre pais, mestres e alunos.

Obs.: Lembramos que as fotos são exclusivamente informativas.

< topo >