![]() |
|
< topo > < topo > Nossa atleta Karla Monteiro, do oitavo ano A, em tempo de comemoração. Conquistou o campeonato de duplas sub 14 de volibol de areia no Rio de Janeiro como discípula do iguaçuano Carlão. Parabéns à aluna também pela conquista do destaque esportivo iguaçuano em 2008, prêmio concedido pela Câmara Municipal. É bom destacar : Karla é excelente aluna. < topo >
< topo > HÁ QUASE 50 ANOS ATRÁS...
< topo >
< topo >
O jornal Baixada Esportiva fez uma edição especial para valorizar a atividade esportiva iguaçuana. Veja a capa e nas páginas quatro e cinco os destaques do Leopoldo.
O Colégio Leopoldo é o primeiro estabelecimento regular e oficial criado no Recôncavo Fluminense. Isto significa que incluindo todo o território da Baixada Fluminense podemos excetuar apenas a capital do Estado. O Leopoldo trouxe também o esporte olímpico e o de quadra para a nossa região.
Os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu têm sido a maior movimentação esportiva do Município. O Leopoldo fez questão de participar. Para isto contou com a participação de Alan e do ex-aluno Diego como treinadores . Ambos professores de Educação Física.
Aluno Thiago Nascimento dos Santos - 8ª ano A, foi destaque em salto em altura nos JOENI. Thiago Joga futebol no Nova Iguaçu Futebol Clube e estará representando nossa cidade no Intermunicipal estudantil. Parabéns garoto e boa sorte!! < topo > FOTO:
JÚLIO SOARES < topo > “Mens sana in corpore sano”, Esta máxima o professor Leopoldo Machado empregou sempre na escola. É o primeiro a inserir a prática da educação física na atividade escolar. Vejamos a foto de 1930 ainda no número 260 da Avenida Marechal Floriano Peixoto.
< topo > FOTO:
ANTONIO BERNARDES
FOTO:
DEISE MARTINS FOTO:
ANTONIO BERNARDES FOTO:
JÚLIO SOARES < topo >
FOTO:
JÚLIO SOARES
FOTO:
JÚLIO SOARES PARABÉNS ÀS VICE-CAMPEÃS DO J O E N I 2007 !
RESULTADOS: final - Sub 17
* * * FLAGRANTE NA VILA OLÍMPICA DE NOVA IGUAÇU Na foto em jogo da seleção de Nova Iguaçu contra a seleção de Franca SP foi feito o flagrante na Vila Olímpica de Nova Iguaçu, pelo campeonato brasileiro. Da esquerda para a direita: Hélio Rubens (armador da seleção brasileira de basquete na década de sessenta e atual técnico da equipe de Franca), Paulinho Leopoldo (ala da seleção iguaçuana de basquete na década de sessenta e atual secretário adjunto de governo em Nova Iguaçu) e Adriano Santos (jornalista esportivo e atual secretário adjunto de esportes também em Nova Iguaçu.
.: CAMPEONATO DE DUPLAS DE VOLIBOL :. Com muita animação realizamos o campeonato de duplas de volibol. Foram vencedores os alunos e primos Guilherme e José Carlos.
No último baixada open de tênis de mesa, agora competindo com adultos, nossa garotada foi vice campeã. Parabéns mais uma vez! ALUNO SE DESTACA NO JACAREPAGUÁ OPEN TENIS DE MESA
A terceira geração dos Guimarães, representada por Letícia de Carvalho Guimarães (ex-aluna do nosso Colégio) filha de Luizete e Amilcar Silva Guimarães (que também foi aluno do Leopoldo) segue a trilha de sucesso no voleibol iniciada pelo avô Sebastião (Tião Cuíca), pai de Amilcar, Manoel e Luiz Cláudio, ícones do esporte em Nova Iguaçu e que ultrapassaram as fronteiras do Estado.
Em 2006, Letícia com 18 anos vai integrar a equipe do FINASA de Osasco, ainda como juvenil. Jogando como levantadora, Letícia se espelha em Fabiana Berti, que já foi Seleção Brasileira e que pertence ao elenco do FINASA. OTTO, irmão de Letícia, também ex-aluno do Leopoldo, segue os mesmos passos
Otto está se transferindo para o Jundiaí de São Paulo ainda como Infanto. Em 2003 Letícia no feminino e Otto no masculino, foram agraciados com o Mérito Esportivo concedido pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu.
Alberto José Cortez de Vasconcellos, filho de Alberto Octávio de Vasconcellos e Maria Izabel Cortez de Vasconcellos, nasceu a nove de maio de mil novecentos e quarenta e quatro no Rio de Janeiro e deixou-nos sexta-feira trinta de junho de dois mil e seis traído pelo coração que geneticamente já levara prematuramente seu pai e seu irmão Ari. No final da década de sessenta conhecendo Maria de Nazareth em um passeio cultural onde ela estava com seu pai o professor Newton de Barros ele chega a Nova Iguaçu. Conhece o trabalho esportivo do Colégio Leopoldo. O esporte que era sua paixão não era praticado na escola. Havia dentro dele o sonho não realizado de jogador de futebol. Conversa com a professora Leopoldina e o Leopoldo passa a disputar também futebol de salão nos campeonatos estudantis saudosos organizados pelo Ministério da Educação, Inspetoria Seccional de Niterói, sob a batuta da professora de educação física Ester Murno e a participação já ativa de Eduardo Vianna. As finais eram no complexo Caio Martins em Niterói. Atletas de todo o antigo Estado do Rio eram lá hospedados. . Prefeitura sob a direção de Bolívar Gomes de Assumpção, participação de Nicanor Gonçalves Pereira( Liga Iguaçuana de Desportos) e do ex aluno Antônio Ribeiro( Câmara Municipal), mais o apoio e realização dos profissionais de educação física Ivo de Araújo, Juraci (filé de borboleta), Ari ( Manga espada ), Domingos, Sérgio Estevan, Ferrão, Ângela Costa, Lão, Amadeu Lara, Tião Cuíca,Santos, Serginho do Instituto de Educação e muitos outros. Que me perdoem as falhas de memória. Acontecem os Jogos Estudantis de Nova Iguaçu. Mas voltemos ao Alberto, com sua escolinha monta uma equipe espetacular. Em 1972 o Leopoldo é campeão absoluto dos Jogos Estudantis Municipais no somatório de títulos nas categorias disputadas Jogam sob sua direção: Nilo(capitão), Cláudio, Jorge Morais, Evaristo, Frederico, Almir, Otávio, Lorena, Paulo Sérgio, Paulo César, Carlos Wagner e Jânio Morais. O atual presidente do Nova Iguaçu Futebol Clube é o artilheiro do campeonato. Importante registrar que a virtude do trabalho do educador não é somente a conquista de títulos mas principalmente o despertar do esporte para a criança e para o adolescente. E graças a este trabalho em parceria com outros profissionais como Marcelo Góis, Luis Carlos, muitos atletas do Leopoldo se profissionalizaram ou estão ligados ao futebol até hoje como os exemplos de Mauro Vilella, Zinho, Jânio Morais, Malhado e tantos outros.
Permaneceu no trabalho esportivo do Leopoldo até mil novecentos e noventa e dois, ficando depois dedicado a suas atividades empresariais. A partir de dois mil aposenta-se e dedica-se integralmente à família, residindo no Humaitá. Do casamento com Maria de Nazareth deixa três filhos, dois atletas de futebol: Otávio e Luis, e Anna Beatriz que deu-lhe uma das grandes alegrias da velhice a neta "Bebel ". Parabéns Alberto, você é mais um a escrever de forma decisiva seu nome na luta pelo esporte como processo educacional . Que
Jesus o abençoe, ilumine e guarde. No dia 25 de fevereiro, sábado de carnaval, Nova Iguaçu perdeu uma das figuras mais representativas de sua história esportiva no século passado. LEÔNIDAS DA SILVA BARROS, o legendário Lão, por cerca de 60 anos brilhou como atleta e técnico de basquetebol, como jogador do Esporte Clube Iguaçu e depois, a partir do início dos anos 50, do iguaçu Basquete Clube, do qual pode ser considerado um dos seus fundadores, já que integrou as primeiras equipes da agremiação nascida do sonho de Nicanor Gonçalves Pereira. Alberto Sá Bittencourt e de um grupo de jogadores saídos do Iguaçu, como Barone, Sebastião Herculano de Matos Filho, Beto e Hélio Soma, Luciano Ramalho, Jorge Martins e tantos outros que deram corpo ao clube cuja primeira quadra (improvisada) funcionava na esquina da Rua Governador Portela com a Treze de Março (hoe Ministro Edgard Costa).
Ao longo, portanto, de seis décadas, Lão foi, como jogador e técnico, exemplo de desportista extremamente dedicado e sobretudo disciplinado, que soube entender que a atividade esportiva constituía-se fator de grande importância na formação física e moral das novas gerações. Lão faleceu aos 80 anos. Era filho de João Eleutério de Barros e Benedita da Silva Barros, e aqui nasceu em 25 de agosto de 1925. Deixou viúva D. Aparecida Barros, quaro filhos (Leônidas, João Eleutério, Cláudia e Tereza) e dois netos. Foi sepultado no Jardim da Saudade e a missa de 7º dia foi celebrada domingo passado, na Catedral de Santo Antônio da Jacutinga.
O Leopoldo, como instituição, é o local onde pela primeira vez surgem, no interior do Recôncavo Fluminense, os esportes de quadra e os olímpicos. Basquete e vôlei, handebol (Iguaçubol), e salto em distância, altura, arremesso de peso , dardo, corridas, revezamentos, dentre outros. Baseados neste princípio continuamos a apoiar o esporte da região em parceria com a Liga Iguaçuana de Desportos e com a Rádio Tropical AM 830, através do programa tropical nos esportes, líder absoluto de audiência no esporte na região e único a transmitir todos os jogos do Nova Iguaçu Futebol Clube desde a segunda divisão. Sábados e domingos das quinze às vinte horas e de segunda a sexta das vinte às vinte e uma horas sob o comando de Marcos Mendonça.
BASQUETE DO COLÉGIO LEOPOLDO É DESTAQUE NOS JORNAIS Na página do nossa memória do Correio da Lavoura o jornal mais antigo do Recôncavo Fluminense excetuando-se a capital, na publicação de 3 a 9 de dezembro de 2005 encontramos a seguinte manchete: Este trabalho de Luciano Ramalho o primeiro a dedicar-se e conseguir criar craques com resultados no vôlei da região , tinha no professor Newton de Barros um forte aliado. O jogo em foco foi marcado pelo professor em outra escola onde era professor, no Central do Brasil. Importante
lembrar que a seguinte geração de craques foi criada
por Newton Leopoldo (o Leo), que capitaneados pelo ex aluno Tião
Cuíca ( Sebastião Rabello Guimarães) chegaram
a bi-campeões brasileiros infantis. Mas isto é outra
história...
< topo >
|
![]() |